Em Macapá, deficientes visuais criam web rádio para denunciar falta de inclusão e acessibilidade


Por: Joice Batista




É em uma pequena sala de um apartamento no bairro Pacoval, Zona Norte de Macapá, que um importante projeto para pessoas com deficiência tem ganhado vida. Estamos falando da web rádio criada pelo Instituto Inclusão no Meio do Mundo (IIMM), que está dando voz e levantando a autoestima de pessoas que outrora eram excluídas da sociedade.

A programação da web rádio é voltada a temas de interesse público, em especial a acessibilidade e a luta  por direitos dos deficientes no Brasil. Além disso, os programas também prezam pela valorização da cultura e entretenimento.

O instituto e a webrádio nasceram há mais de 1 ano, através de conversas na internet de um grupo de deficientes visuais e colaboradores, que viram a necessidade de ampliar suas discussões e concretizar seus projetos. “Tudo começou com um grupo de Whatsapp para ensinar as pessoas com deficiência a utilizarem o smartphone, daí o grupo foi crescendo e tomou a proporção que tem hoje”, explicou Kérsia Ferreira, presidente do instituto e que já teve a sua história contada aqui pelo Bem Tucuju.

Toda a instituição funciona de forma independente. O instituto e a webrádio são sediados na casa de Manolo Costa, que também é membro da organização. “Os valores para abrir um instituto são muito altos e eu cedi o espaço na minha casa para a gente colocar logo em ação o primeiro projeto do instituto e posteriormente os outros projetos. Alguém tinha que dar o primeiro passo. Era o quarto do meu filho e agora é o estúdio da rádio. Um dia vamos ter nossa sede e o trabalho vai continuar”, afirmou Manolo.



Além disso, desde os equipamentos, materiais usados para a adequação do espaço até a internet utilizada para manter a programação no ar, são frutos de doações externas ou contribuições voluntárias dos próprios membros do IIMM.

Para além de um espaço de produção e disseminação de ideias, o instituto tem se mostrado uma importante ferramenta de representatividade para as pessoas com deficiência. “É muito importante ter o instituto e a web rádio, porque assim você conhece novas pessoas, sabe que elas são como você e estão ali para ter novas experiências e te auxiliar também”, afirma Antonil Soares, de 25 anos, que tem baixa visão.

 “Assim como nós levantamos nossa autoestima, nos sentindo úteis levando a informação até quem precisa, quem nos visita e nos acompanha sente o mesmo efeito. Todo mundo diz que aprende um pouquinho mais com a gente e isso já é muito importante”, conta Kérsia.

Para acompanhar a programação 24h por dia, é necessário baixar o aplicativo oficial da instituição (disponível para o sistema Android no play Store) ou acessar o site do IIMM (radioinclusaonomeiodomundo.com) e também os sites TuneIn e Radiosnet.

Apoie esse projeto
Como uma instituição independente, o Instituto Inclusão no Meio do Mundo precisa de apoio financeiro e de pessoal para se manter. Os interessados em conhecer ou ajudar o projeto podem entrar em contato com a presidente do IIMM, através do (96) 9152-4701 (Kérsia Ferreira).

Os doadores também podem contribuir através de transferência bancária: Agência: 1902-0, Conta Corrente (Banco do Brasil): 8557-0, Favorecido: Instituto Inclusão No Meio Do Mundo (IIMM), CNPJ: 27.675.106/0001-41.


Tecnologia do Blogger.